Coraline - e não Caroline! - é a protagonista de uma história que leva seu próprio nome. História essa que tem filme e livro, conquistou vários fãs ao longo dos últimos anos; no meu caso confesso que foi a historia que mais me dava medo na infância, afinal quem nao teria medo de uma mulher querendo trocar seus olhos por botões?


Hoje, já adulta o filme me encanta, encantou tanto que me fez querer ler o livro também, mas eu preciso confessar que o livro me decepcionou um pouquinho, pois nao tinha a mesma riqueza de detalhes e explicações que o filme tem. 


Tanto no livro quanto no filme Coraline se muda com seus pais para uma casa recém reformada que de tao grande dividiram os cômodos fazendo vários apartamentos. Lá ela conhece personagens icônicos mas o maior marco é dentro de seu próprio apartamento onde uma porta antes isolada se transforma em um portal para um outro mundo, exatamente idêntico ao seu atual, tendo a mesma aparência e até mesmo as mesmas pessoas, com uma pequena diferença de que naquele lugar as pessoas tinham olhos de botões; 


No decorrer da descoberta e vivencia com o mundo  magico a outra mãe de Coraline que vivia nesse lugar e tentava a todo custo trocar os olhos da garota por botões, Coraline sempre nega mas a paciência dessa outra mãe passa a se esgotar. 


Um personagem que a ajuda bastante no livro é o gato, já no filme além do gato há o "outro vizinho" a figura que se parece com seu vizinho no mundo normal, porem o caminho é o mesmo, eles a sugerem desafiar a Outra Mãe e em troca ela ganharia liberdade. 


No livro não há riqueza de detalhes, Neil o autor escreveu a historia de uma maneira que parece que uma pessoa esta apenas contando o que aconteceu, quase uma resenha do enredo rs; já o filme além de ter a ferramenta visual de vídeo que nos permite sentir dentro da historia, traz a narrativa bem mais detalhada, eu diria que o filme dá ponto aos "ís" que o livro deixa vago.


O livro é rápido de se ler, principalmente pela escrita direta aos fatos, mas de tudo é uma boa leitura, eu diria que é uma opção perfeita para aqueles que tenham vontade de sair da ressaca literária. Vou deixar aqui em baixo caso tenha interesse de conhecer um pouquinho sobre o livro, e o filme. Até mais! 


Titulo: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Ano de publicação: 2002
Quantidade de paginas: 162
Gênero: Conto de fadas, terror, literatura infantil, fantasia sombria.
Sinopse: Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.
Filme: Coraline e o Mundo Secreto (2009)