Oi, oi, tudo bem? Esses dias estava dando uma olhada no primeiro livro que ganhei, a primeira edição de Harry Potter, impresso em 2000, da pra acreditar?! E minha nossa como o bichinho está acabado, se fosse um pessoa você diria que ele foi e voltou da guerra pelo menos 4x seguidas. Mas tudo bem, é perdoável pois eu ganhei esse livro quando eu era uma criancinha. Enfim, reparando nele me lembrei de como eu o guardava de qualquer jeito e em qualquer lugar; por isso hoje eu venho trazer pra você algumas dicas de como guardar seus livros corretamente para que eles não sofram como guerrilheiros.

Não guarde seus livros na horizontal.

Não me venha com a desculpa de que "fica mais bonito na estante", não guarde de jeito nenhum seus livros na horizontal - deitadinhos - pois o peso dos livros de cima fazem peso nos debaixo fazendo com que seu miolo, capas e ate folhas se desmantelem, além de é claro tornar mais difícil pegar um livro. Tente os colocar sempre na vertical - de pé - assim eles só sustentarão o próprio peso, além de ficar mais fácil para retirar... Caso não tenha mesmo como os guardar em vertical faça pilhas com pouca quantidade de livros e em forma de pirâmide fazendo com que os mais pesados fiquem em baixo.

Não guarde seus livros em saquinhos.

Essa aqui eu acho que te deixou com duvida certo? Mas acredite em mim, ao fazer isso você danificará seus livros, eles precisam "respirar" ou podem surgir fungos e até mesmo manchas. 

Nada de caixas!

Nem gavetas, nem locais totalmente fechados, lembra do que eu escrevi anteriormente? Seus livros precisam respirar. Além disso caixas e gavetas podem trazer as famosas e tão temidas traças, não acredito que você queira seus livros perto desses amiguinhos. 

Limpe seus livros.

Mas não vá molhar em?!!!! Uma vez na semana ou pelo menos de 15 em 15 dias limpe seus livros com um pano macio e seco - uma dica: compre um paninho infantil, daqueles branquinhos de limpar a boca dos bebes, conhecido popularmente como fraldinha -, para tirar a poeira que acumula neles.

Não toque nos seus livros...

... de mãos sujas. Sempre que for pegar um livro, seja para ler ou realocar lembre-se de conferir se suas mãos estão limpinhas, você não vai querer um livro com marcas de dedos gordurosos na capa, vai?!


Essas são algumas dicas básicas para que você guarde seus livros de uma maneira com que eles sofram menos estragos possíveis. De sempre uma olhadinha neles para ver se tem algo ali que pode danificar, até mais... 👄